20090830

Key Largo, Florida, EUA Numa praia agreste da costa norte um meteorologista foi sequestrado por um grupo de pára-ventos, segundo consta, com a chocante conivência de um guarda-sol de uma zona concessionada. Num comunicado vídeo enviado pelos perpetradores a uma estação de televisão local o meteorologista apresentava-se bastante desidratado, com sinais de queimaduras solares fortes, enquanto lia uma declaração onde dizia que se encontrava bem e que a previsão para os próximos dias seria de céu limpo, vento forte do quadrante norte ao longo de toda a faixa costeira com ondulação de nordeste de 3 a 4 metros.

20090825

Glaciar Fox, Nova Zelândia

A camisa branca, a sua favorita, estava sempre impecavelmente encorrilhada. Cada vinco, prega, dobra ou engelha escondia uma indiscrição. Nos sulcos profundos do linho cresciam rebentos de borboto irrigados pelo suor espesso. O tom era denso e texturado. No entanto, teimava que era branca. E camisa.
Tudo falso. Rapidamente se descobriu que era um embusteiro e que todos os improvisos que vestia já os tinha escrito antes em círculos de ficção.

20090810

Parque Nacional Abel Tasman, Nova Zelândia Logo após terem morto um conhecido actor de teatro e um cantor pop as notícias reduziram a cinzas uma parte considerável da mata atlântica brasileira. No mesmo instante flashes noticiosos fizeram explodir um acampamento das forças de manutenção da paz no Médio Oriente enquanto media locais destituíam um governo sul-americano e faziam cair em desgraça o líder da oposição. Entretanto a informação actualizada ia infectando dezenas de milhares de pessoas em todo o mundo com o vírus letal. Pela hora do jantar um furo jornalístico fez explodir um avião russo de passageiros ao mesmo tempo que uma nota de rodapé condenava à fome um quinto da população do Sudão. A edição de fecho fazia nascer, num zoo da Califórnia, a primeira cria de panda albino.

20090805

Oamaru, Nova Zelândia Um homem, aparentando sessenta e muitos, caminhava pela rua há vários anos com um par de sapatos, tipo luva, na mão. O modo seguro e carinhoso com que pendurava os sapatos nos dedos médio e indicador dizia muito sobre o seu carácter determinado. Curiosamente este homem em mangas de camisa e calças de vinco estava calçado e teimava em caminhar sempre pela mesma rua. A rua, não querendo ficar atrás deste homem obstinado, prolongava-se há anos, continuamente, sempre uns metros à sua frente. Ao longo desta curiosa competição calada foram nascendo vivendas geminadas unifamiliares, notários, lojas de conveniência, esplanadas e penhoristas, todos com nomes associados à temática do calçado e da persistência. Chegou mesmo a notar-se algum movimento de apoio a este homem solitário. Uma senhora da classe alta acompanhou-o durante uma tarde segurando uns Louboutin e um grupo de Carmelitas Descalças seguiram-no em vigília, seguras apenas pela sua fé, até perceberem que o homem tinha um passo agnóstico. Indiferente a tudo isto e aproveitando um dia em que a brisa de leste passou a nortada, o homem parou, trocou de sapatos, segurou no par velho com o indicador e o dedo médio, voltou-se no sentido contrário com o vento pela frente para melhor arejar o calçado e encetou o seu novo caminho de volta. Apanhada de surpresa, a rua começou de imediato a recuar, obliterando assim toda a vida recém-construída que a ladeava.

20090804

Cairns, Australia (foto Rute Lucas) Os dois finalistas do popular concurso televisivo “TODOS OS MILHÕES QUE CONSEGUIR COMER À FRENTE DO SEU FILHO ENQUANTO ELE DESPERTA PARA SENTIMENTOS HOMOSEXUAIS” tinham ainda uma dura prova pela frente antes de atacarem o tão almejado prémio final. As regras eram simples. Os concorrentes eram deixados num local inóspito e desabitado, sem qualquer tipo de alimento ou toalhas de rosto, com o único objectivo de se convencerem mutuamente a desistir. Não era permitido qualquer tipo de contacto físico e, para dificultar a prova e tornar as coisas mais divertidas para os telespectadores lá em casa, cada um dos participantes só poderia comunicar no dialecto impronunciável que lhe seria indicado em envelope fechado. Tudo isto seria transmitido em directo, ininterruptamente, através de uma rede de câmaras montadas em locais dissimulados devidamente fiscalizados por três elementos soturnos do Governo Civil. Entretanto a novela ia começar. Mudei de canal.